5 itens indispensáveis para quem está começando a gravar vídeos?

Tempo de leitura: 4 minutos

1.    A primeira dica é que você busque fazer Vídeos de curta duração.

Por que os Vídeos não devem ser longos? Para plataformas como o Youtube e o Facebook são mais indicados os vídeos de curta duração, que são os que dão um maior retorno, pois as pessoas não têm paciência e muitas vezes sem tempo para assistir a vídeos muito longos.
O ideal é que seus vídeos tenham duração de 3 a 5 minutos, pois além dos contras sobre vídeos longos, tem a questão de quanto maior for seu vídeo, maior tempo você precisará para editá-lo depois.

Vídeos longos deixarão você cansado também e o espectador notará, normalmente gravasse vídeos bem extensos, com 3, 4 horas de duração e no produto final tem-se um vídeo de 20 minutos, depois de editado.

2.    Lembre-se de que você não precisa necessariamente de equipamentos profissionais, Faça a mágica acontecer com o que você tem.

Na questão da Edição de Vídeos, basicamente você precisará saber adicionar alguma imagem, que se adeque ao seu conteúdo apresentado e cortes de cenas possivelmente dispensáveis. Algo que você pode aprender facilmente com pouco tempo investido.

Muitos profissionais pelo mundo afora usam vinhetas e efeitos especiais para apresentar seus nomes ou algo do gênero.

A única coisa realmente indispensável seria fazer uma sincronização de áudio, (para os casos de quem usa microfone externo para captar a voz), que não é algo tão complexo assim. E não necessariamente você precise uma câmera profissional para a execução do serviço, os celulares smartphone atuais facilmente atendem à demanda, por possuírem boas câmeras.

3.  Não tenha vergonha de gravar, de colocar a público suas ideias, projetos, explicações sobre o seu negócio, enfim são milhares os motivos para querer gravar vídeos.

Se você, no caso, gostaria de ter certo reconhecimento do seu público, gerando mais resultados para o seu negócio, você tem que se preparar para produzir seus vídeos.

Inicialmente é possível fazer vídeos onde não apareça seu rosto, até você se habituar. Porém há todos os tipos de pessoas, pessoas mais retraídas, tímidas e outras que já são bem espontâneas e desinibidas. Com o tempo todos nós melhoramos e adquirimos técnicas melhores, ângulos, posições, entre outros detalhes importantes. A prática é o que leva a um conhecimento maior sobre aquilo que se faz, que se estuda, então você só precisa se dedicar e praticar.

4.  Se vista bem para gravar, tente passar a melhor impressão para o seu “Público”.

Caso seus vídeos sejam voltados para o seu negócio é importante que você se vista de uma forma mais apresentável.

Use a roupa que usaria para encontrar com seu cliente, marcar uma reunião de negócios.

Se for fazer um Vídeo em um local diferenciado, para dar uma diversificada, coloque seu traje adequadamente para a ocasião. Nada mais elegante do que alguém que saiba se portar e se vestir em qualquer lugar.

5.  Faça um bom roteiro com um ótimo lugar ou lugares para sua gravação. Afinal você pode gravar em dias diferentes, pensar em diferentes iluminações, cenários.

Existem dois tipos de roteiros que você pode trabalhar:

1- Roteiro por Tópicos: onde apenas te dão uma ideia do que irá se passar e orientam a ordem dos assuntos abordados.

2- Roteiro completo que apresente palavra por palavra tudo que será dito no vídeo.

O uso de um roteiro do tipo 1 é mais indicado normalmente para quem irá de fato aparecer em frente às câmeras e o tipo de roteiro 2 é mais usado para fazer apenas uma narração.

Muitos profissionais conseguem ler enquanto estão olhando para as câmeras, com a ajuda de um equipamento chamado Teleprompter. Claro, que você que está começando, não precisa fazer uso deste equipamento, nem o comprar também. Existem sites que fazem o serviço de um “teleprompter”, não precisa nem de instalação alguma, como é o exemplo do “Free teleprompter, porém existem outros gratuitos.

Creio que com essas dicas você já pode se empenhar e começar a gravar seus vídeos e ter sucesso em suas gravações! Lembre-se sempre que quanto mais você praticar, mais evolui a cada vídeo feito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *