Qual é o tempo ideal dos seus vídeos em cada rede social?

Qual é o tempo ideal dos seus vídeos em cada rede social?

Tempo de leitura: 7 minutos

Com o avanço da tecnologia e o aumento da nossa velocidade de internet, nos possibilita hoje consumir todo os tipos de conteúdos em todos os lugares. Os conteúdos audiovisuais são uma grande promessa do Marketing Digital e desse mundo novo que surgiu os Youtubers. Youtuber é a nova profissão do século, vem crescendo muito e atraindo diversas pessoas pelo mundo em busca de notoriedade e retorno financeiro.

Desde o lançamento, em 2005, o YouTube é uma das redes sociais mais acessadas em todo mundo. A Google diz que a plataforma de vídeos atingiu a marca de 98 milhões de usuários mensais no Brasil.

Os vídeos correspondem 80% do tráfego de toda a internet em 2020.

Isso representa em números: três trilhões de minutos em vídeo por mês. Cinco milhões de anos em conteúdo audiovisual consumidos mensalmente.

Mas qual seria o tempo ideal dos seus vídeos para cada uma das redes sociais? É importante saber qual é a melhor extensão dos vídeos em diferentes plataformas e alcançar a sua audiência.

Se colocando no lugar do usuário, quanto tempo você gostaria que um vídeo durasse?

Tudo depende do grau de interesse, do momento, dispositivo, necessidade, são muitos os elementos que influenciam nessa decisão. O que você está buscando quando está assistindo, às vezes está buscando apenas um entretenimento, material de estudo, saber sobre uma empresa, etc.

Vídeos com menos de 90 segundos de duração possuem uma taxa de retenção de 57%, enquanto os que tem mais de 30 minutos, apenas 10%.

Uma videoaula explicando como funciona o seu produto, pode trazer menos visualizações, mas irá gerar mais vendas.

O formato também é importante! Vídeos explicativos, testimoniais, demonstrativos, engraçados, são muitas as opções disponíveis. 

Outro tema importante, é o tempo que o usuário permanece assistindo o vídeo.

Agora vamos a estipulação média para cada uma das principais ferramentas da web.

Instagram

O ideal de duração de vídeos para o “Insta” no Feed é de 30 segundos, podendo durar até um minuto.

O app é um dos mais queridos e utilizados do país, apresentando altos índices de engajamento, obtendo duas vezes mais impacto do que fotos em qualquer outra mídia social.O grande diferencial é que, diferentemente de outras mídias, o foco é no visual, a rolagem é mais rápida, logo o consumo de conteúdo é rápido. Então seus vídeos devem ser curtos, contendo 30 segundos em média.

Vale apostar em interações, vídeos engraçados e chamativos e que atraiam o usuário logo de cara, do contrário, ele continuará a rolagem sem dar muita atenção ao seu post.

Já nos Stories do Instagram a duração ideal é de 15 segundos. Para quem não sabe o que é um “Storie”, é um espaço no app que permite que os usuários publiquem fotos e vídeos rápidos, que podem ser editados, mas sem filtros, e que só podem ser visualizados por um período curto de tempo, pois em 24 horas saem do ar. Nos stories, os vídeos são mais informais, mostrando as pessoas por detrás de um negócio. Não tenha medo de revelar o seu rosto e interagir com seguidores!

Como o próprio nome diz, o IGTV é uma TV dentro do Instagram. O objetivo da funcionalidade é semelhante ao Youtube, os vídeos devem ter entre 1 e 60 minutos de duração.

O Instagram Stories já ultrapassou a marca de 500 milhões de usuários ativos por dia, com 35% do usuários assistindo e criando vídeos em seus Stories.


YouTube

Só poderia ser no Youtube o espaço em que duração ideal de vídeos é a mais longa: dois minutos, pois a plataforma tem a característica de ser acessada por pessoas que querem aprender algo ou acompanham e esperam por conteúdos de seus canais preferidos, é nela que é possível trabalhar temas com maior duração. No YouTube, um vídeo pode durar até 12 horas, porém o ideal é de dois minutos.

Apesar de a duração padrão de um vídeo no YouTube ser de 15 minutos, você pode aumentar esse limite ao verificar a sua conta, sendo assim, o máximo passa a ser de 12 horas.

Mais de 1 milhão de horas de vídeos são assistidas no YouTube todos os dias, o usuário tem a liberdade para navegar pelos seus conteúdos preferidos a todo instante.

Em vez de criar apenas um vídeo longo com diversas explicações, tente se concentrar em playlists e dividí-lo em conteúdos menores, subdivisões. Assim, o usuário tem a possibilidade de optar por assistí-los na sequência e no momento desejado, sem tomar muito do seu tempo.

Facebook

No Facebook, uma outra dinâmica acontece. Ansiosos por mostrar para seus amigos conteúdos interessantes, o tempo de vídeos nessa plataforma é de um minuto. Assim, é possível prender e entreter por tempo suficiente o usuário e os demais amigos.

  • Duração possível: até 4 horas
  • Duração ideal: 1 minuto

Um vídeo no Facebook pode ter até quatro horas, porém a duração ideal é de um minuto. Apesar de ter uma duração máxima considerável, os vídeos no Facebook possuem melhores índices de engajamento quando têm, em média, um minuto. A explicação é que, ao passar pelo seu feed de notícias, o usuário tem a intenção de absorver uma grande quantidade de informações rapidamente, e não focar em apenas um conteúdo durante muito tempo.

Os usuários utilizam as redes sociais durante o intervalo no trabalho, na fila do banco ou esporadicamente enquanto conversam com os amigos, mas nada disso impede que você o convide a consumir um conteúdo mais vasto mais tarde.

Uma curiosidade a respeito dos vídeos no Facebook: é que 85% dos usuários assistem aos vídeos sem som, então não se esqueça da legenda.

Linkedin

Um vídeo nessa rede social, que é como um Facebook, porém voltada para negócios, busca de empresas, candidatos, entre outros, pode durar até 10 minutos, porém o ideal seria entre 30 segundos e cinco minutos.

No Linkedin, tanto vídeos mais longos quanto os curtos podem servir para encantar os seguidores.

Funcionários têm 75% mais chances de assistir a um vídeo do que ler e-mails, documentos ou artigos na web. O que importa é manter em mente que cada nicho e tema possui suas próprias características.

Vídeos educativos, por exemplo, podem ter maior duração, mas dicas rápidas também se adaptam à plataforma.

Graças a essa variável, é recomendado manter os olhos atentos aos números para se adequar à sua audiência.

Twitter

No Twitter o vídeo pode durar até dois minutos e 20 segundos, mas o ideal é de 45 segundos. O Twitter tem como principal característica o limite de caracteres. É também chamado de microblog, de atualizações rápidas, de consumo rápido.

Entre as principais redes sociais, o Twitter é o único que dá a opção de o usuário optar pelo algoritmo de relevância ou ordem cronológica. Quando o segundo formato é o escolhido, seu conteúdo certamente chegará até ele.

Então, aproveite essa oportunidade e mantenha a linha proposta pela plataforma: seja sucinto ao transmitir a sua mensagem.

Uma curiosidade no Twitter é que 93% dos vídeos  são consumidos via dispositivos móveis

WhatsApp

A duração de um vídeo no WhatsApp é de até dois minutos, mas a duração ideal é de um minuto e 30 segundos. Como no WhatsApp se trata de envio de arquivos, não possui exatamente um tempo máximo, mas precisa prestar atenção no tamanho do arquivo, já que ele aceita até somente 64 MB.

No WhatsApp são compartilhados um bilhão de vídeos todos os dias.

Vale a pena investir em listas de transmissão para cadastrados. Os formatos e temas podem variar de acordo com as necessidades da empresa. Pode ser um anúncio de produto, um aviso sobre uma palestra, um evento, entre outros.

Agora, sabendo a duração ideal para os seus vídeos em cada uma das redes sociais, você está pronto para extrair o melhor desse recurso e atingir seu público-alvo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *