Tipos de Transições para Edição de vídeos

Tipos de Transições para Edição de vídeos

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá, pessoal! Aqui vamos nós mais uma vez com dicas preciosas para tornar seu vídeo um sucesso, e para você que ainda precisa de mais algumas “receitinhas” para editar seu vídeo, hoje vamos falar sobre transições, ou seja, tipos de transições e para que elas servem.

Primeiramente, vamos conversar sobre para o que elas serves, quem já é mais experiente ou já leu alguns artigos aqui do nosso blog, já deve ter ouvido falar nessa palavra, mas se você é novo por aqui ou não conhece muito dessa área, então aqui vai a explicação.

As transições são passagens que causam no seu vídeo “sensações”, como por exemplo: passagem de tempo, humor, drama, mistério, entre outros demais efeitos. Essas transições são muito comuns no cinema e se seu objetivo é ter esse efeito no seu vídeo para o YouTube, você não pode deixar de conhecer as mais populares transições nas edições de vídeo.

A primeira modalidade de transição é o fade, essa é uma transição comum para quem edita vídeos, esse formato é bastante usado em filmes também onde o “fade in” está no início do vídeo com uma tela completamente preta e aos poucos as imagens começam a surgir para os espectadores. Já quando usado ao final do vídeo, o efeito é contrário a imagem vai desaparecendo e a tela preta vai aparecendo, o nome desse efeito é “fade out”.

Esse efeito serve realmente para avisar ao espectador a mudança de cena ou a finalização de um ciclo e o início de outro ciclo, também pode ser usado quando há mudança de cenário.

A segunda transição mais comum é o wipe, essa é uma transição histórica, pois é usada desde os filmes mudos, esse modelo de transição também foi usado na saga Star Wars, essa transição tem como característica o início por uma linha, em qualquer direção ou um círculo. Neste caso a cena anterior se estende até a cena presente, podendo fazer até parte dela em algum detalhe. 

Bom, já se você procura praticidade, está é a transição perfeita, pois o cut é a forma mais simples de mudar de cena ou finalizar. Ela é muito usada em cortes básicos, consiste basicamente em juntar a primeira cena com a cena seguinte e assim formar o vídeo. Os efeitos dessa transição virão mesmo pelo tipo de corte que você escolher, para isso basta você ler nosso artigo sobre os principais cortes de vídeos e escolher o efeito que você busca para o seu vídeo.

Agora, se você procura aquele efeito de novela onde o áudio da cena anterior estará presente na próxima cena, achamos sua alma gêmea (rs). O L cut é a transição que te completa, pois você conseguirá fazer exatamente isso com ele. Você também pode usá-lo na edição de uma conversa ou discussão, pois trará aquele efeito de olhar um nos olhos do outro, ver a reação da pessoa que está recebendo a fala da outra personagem. Estilo novela mexicana, sabe? Então, para esse efeito essa é a transição.

Bom, agora vamos para aquele efeito de dissolver a imagem anterior na imagem vigente, sim, é isso mesmo. Sabe aquela cena que as imagens se dissolvem tornando-se novas imagens e a impressão que temos é que a inicial faz parte da final ou gerou a final? Então, o nome dessa transição é dissolver. Ela também é uma transição histórica bastante presente nos filmes mudos e muito usada até hoje, às vezes até na passagem de tempo em algum filme ou em identificação de memórias da personagem dentro do enredo.

Viu como a transição faz a diferença nos efeitos do seu vídeo? Sem elas, muitos filmes não fariam sentido algum, não é? Então, por isso estamos aqui para te ajudar na escolha da sua transição, temos uma equipe especializada em edições e para tirar suas dúvidas, para isso, só clicar aqui: https://www.editavideos.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *